Ferramentas da Qualidade são técnicas que se podem utilizar com a
finalidade de definir, mensurar, analisar e propor soluções para problemas que
eventualmente são encontrados e interferem no bom desempenho dos processos de
trabalho.
As ferramentas da qualidade foram estruturadas, principalmente, a partir da
década de 50, com base em conceitos e práticas existentes. Desde então, o uso das
ferramentas tem sido de grande valia para os sistemas de gestão, sendo um
conjunto de ferramentas estatísticas de uso consagrado para melhoria de produtos,
serviços e processos.
As 7 Ferramentas do Controle de Qualidade são: Fluxograma, Diagrama
Ishikawa (Espinha-de-Peixe), Folha de Verificação, Diagrama de Pareto,
Histograma, Diagrama de Dispersão e Cartas de Controle. Estas sete ferramentas
fazem parte de um grupo de métodos estatísticos elementares, que devem ser de
conhecimento de todas as pessoas envolvidas com a empresa, do presidente aos
colaboradores, e, por isso, devem fazer parte dos programas básicos de
treinamentos das organizações.
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